terça-feira, 12 de março de 2013

Manga Guide: uma nova geração de livros técnico-científicos?

Que tal se estudar fosse mais divertido, tal como ler histórias em quadrinhos? Esta é justamente a proposta por trás do Manga Guide (traduz-se Guia Mangá).

Primeiramente, para quem não sabe, manga (lê-se mangá) é a palavra japonesa para histórias em quadrinhos. Já o Manga Guide é uma série criada no Japão feita em conjunto com artistas e escritores técnicos. Atualmente já existe 10 livros escritos com assuntos como Cálculo, Física, Bioquímica, Estatística, Banco de Dados, entre outros (veja a imagem abaixo).

Todos são em inglês, traduzidos do japonês. Infelizmente não sei se um dia lançarão em português, mas sinceramente, a linguagem usada é fácil e direta. Além disso, é uma boa oportunidade para quem quer treinar um pouco o inglês.

*** ERRATA (14/03/2013) ***
O Guia Mangá já existe em português e, pelo que vi, desde 2010, pela editora Novatec. Podem ser encontrados em http://www.novatec.com.br/manga.php.

Pois bem, eu digo que essa mistura entre diversão e conhecimento deu muito certo. Após ter lido trechos de alguns dos livros eu resolvi comprar (não são caros, em torno de US$ 10,00) 6 livros, no formato eBook, pois o frete é matador: Statistics, Databases, Electricity, Physics, Calculus e Linear Algebra.

Já li, completamente, o de Álgebra Linear e só tenho elogios a dar. A trama é em torno de Reiji, um expert em matemática que deseja a faixa preta de karate. O sensei (mestre) só aceita ele no grupo se, em troca, ele ensinar álgebra linear para a irmã caçula dele. A história é bem divertida, prende o leitor a continuar (e aprender) e a todo tempo nos estimula a continuar.

Tem alguns defeitos, como abordar alguns assuntos sem necessidade e alguns exemplos são um pouco simples demais, mas em geral, eu acho que vale a pena como uma introdução indolor ao assunto.

Por fim, espero que isso seja uma tendência. Que outros assuntos espinhosos como Arquitetura de Computadores, Grafos, Inteligência Artificial, entre outros, apareçam. E para quem quiser saber mais, acessem http://nostarch.com/manga.

3 comentários:

  1. Não conheço esse tipo de livro mas acho que o tradicional livro de AL é mais adequado. É que existe um esforço intelectual e até mesmo físico para acompanhar os assuntos abordados. Ler e fazer exercícios, quando o assunto é matemática, engenharia e computação, é uma receita que dá certo com muita gente. Pelo menos comigo funciona bem. O que realmente ajuda quando um assunto está bloqueado pela falta de capacidade do autor transmitir sua ideia, é complementar a leitura com a análise de um segundo autor. Ter dois ou três livros de um dado assunto ajuda muito, ainda que o modo de cada um deles seja o tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, obrigado pelo comentário.

      Eu não sei se passei a mensagem errada, mas eu não estou fazendo apologia à aposentadoria do livro texto. Eu acho a ideia de ensinar através de histórias em quadrinhos fantástica. E o que isso tem de bom para mim é permitir uma introdução mais fácil ao conteúdo de forma geral, creio que nisso o Manga Guide faz muito bem. Não é algo muito aprofundado, para você ver, dá para ler, fazendo todos os exemplos e exercícios (ele tem exercícios) em torno de uma a duas semanas, no máximo.

      Por isso, acredito que é uma bela alternativa a se iniciar. E lembre-se: não é um substituto para o livro texto.

      Excluir
    2. E eu concordo com você, a gente tem que ralar, se quiser aprender realmente bem.

      Excluir